LOASACEAE

Blumenbachia eichleri Urb.

Como citar:

Eduardo Pinheiro Fernandez; Tainan Messina. 2012. Blumenbachia eichleri (LOASACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

NT

EOO:

29.274,009 Km2

AOO:

32,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Brasil, com ocorrência restrita aos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Weigend, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Eduardo Pinheiro Fernandez
Revisor: Tainan Messina
Categoria: NT
Justificativa:

<i>Blumenbachia eichleri </i>é endêmica do Brasil, com registros em Florestas Ombrófilas Densas e áreas alteradas nos Estados da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Aparentemente, não é uma espécie abundante, uma vez que seu último registro de coleta foi feito a cerca de 16 anos, e as fitofisionomias florestais nos estados em que ocorrem estão altamente fragmentadas e descaracterizadas. Contudo, informações de herbário informam que a espécie pode ser encontrada em áreas alteradas, porém com uma baixa frequência. Pelo atual estado de conservação das florestas nos Estados de sua ocorrência, aliada a escassez de registros recentes,<i> B. eichleri </i> foi considerada "Quase Ameaçada" (NT). Recomenda-se o empreendimento de pesquisas relacionadas a sua distribuição e dinâmica populacional, a fim de se obter dados quantitativos que auxiliem em uma avaliação de risco mais precisa.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita originalmente na obra Flora Brasiliensis 13(3): 218. 1889., é caracterizada pelas flores cremes e por se urticante; flores com cálice verde; corola de base verde passando gradualmente a branca até o ápice. Apresenta glândulas vermelhas; estames brancos; ovário (infero) verde (CNCFlor, 2011).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: A espécie ocorre em Florestas Ombrófilas Densas (Stehmann, 2009), em ecnostas florestadas e em áreas alteradas (CNCFlora, 2011).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Liana terrícola, as vezes se apoiando sobre pedras; ocorre em Florestas Ombrófilas Densas (Stehmann, 2009), em ecnostas florestadas e em áreas alteradas (CNCFlora, 2011).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Atualmente a Floresta Ombrófila Densa de Santa Catarina e dos outros Estados da região Sul do Brasil, onde a espécie possui distribuição conhecida, está descaracterizada e fragmentada, devido principalmente a processos de degradação intensos, sobretudo pelas atividades de agricultura, ocupação desordenada e extração de carvão mineral, reduzindo drasticamente a vegetação original e resultando em formações secundárias em diferentes estágios sucessionais (Citadini-Zanetti et al., 2009).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).